domingo, 15 de novembro de 2009

GLOSSÁRIO: Adolescentes X Hospitais

Relacionar adolescência com hospitais nos leva a acreditar que exista um jeito único para atendê-los. Sabemos que a fase da adolescência é a mais complicada em nossa vida e que exige um certo cuidado ao se deparar com um adolescente em ambiente hospitalar. Conhecer e, principalmente, entender um pouco dessa 'adolescência' faz com que tenhamos um saber clínico mais específico. Por causa disso, fizemos um glossário para que você, estudante de psicologia (ou apenas um curioso no assunto), ao ler o livro 'A adolescência', de CALLIGARIS, Contardo, tenha um breve conhecimento de termos mais técnicos.

MICROSSOCIEDADES= Segundo CALLIGARIS, microssociedades são grupos alternativos de amigos que os adolescentes criam em busca de identificação.

PATOLOGIA= Segundo CALLIGARIS, patologia seria sintomas de algum tipo de doença. CALLIGARIS relaciona o termo patologia com certos acontecimentos da adolescência.

TRANSGRESSÃO= Segundo CALLIGARIS, transgressão seria uma desobediência diante do mundo adulto, e, como consequência, um afastamento do vínculo familiar.

DESCASO= Segundo CALLIGARIS, descaso seria um desprezo, uma desconsideração partida dos adultos diante da vida que os adolescentes se encontram.

IDENTIDADE= Segundo CALLIGARIS, identidade é uma consciência de si próprio, do lugar que se ocupa no mundO.

MORATÓRIA= Segundo Eric Eriksson, moratória é a passagem do adolescente por um período de abulia ou mesmo alheamento aparentes, mais que é, na realidade, um período de procura de especulação e de avanço de sua vida.

PUBERDADE= Segundo CALLIGARIS, puberdade é a idade que se sucede a infância e antecede a adolescência, e que caracteriza-se pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais, permitindo a procriação; a menarca na menina e a ereção seguida de ejaculação no menino.

Um comentário: